

El Cid
Lá pelo ano 1000, a Espanha é dominada pelos mouros, e a esperança está toda com El Cid. Um cavaleiro heroico e nobre espanhol que sabe que uma nação dividida não pode vencer e que a luta não é só contra os invasores, mas também para unir seu povo.
Episódios

1. Promessas e Tentações
Após o assassinato de Flaín, o Conde de Leão, muitos apontam Ruy como o culpado. Enquanto isso, o guerreiro de Vivar é forçado a voltar a Saragoça, onde foi sentenciado à morte por se deitar com Amina, a filha do Emir. Em Leão, Urraca descobre que Jimena e Ruy se amam e arquiteta um plano para se beneficiar dessa informação.

2. O Peso do Dever
Alfonso, seguindo o conselho de Urraca, usa uma última carta na manga para tentar fazer com que Ruy fique em Leão: ele se propõe a romper o compromisso de Jimena com Orduño e abençoar o casamento dela com Ruy. Ruy pode ter tudo que quer, mas, em troca, terá de trair Sancho. Na tentativa de desestabilizar os reinos cristãos, os mouros contam a Sancha que o rei foi envenenado.

3. Vento de Guerra
Após a morte de Sancha, a guerra entre os três irmãos fica iminente. Sancho se prepara para atacar a Galícia, mas, para isso, precisa cruzar Leão. Alfonso não sabe se aproveita o momento para atacá-lo ou se o deixa passar. Ruy sofre para lidar com a paixão que há entre ele e Amina e a dor provocada pelo compromisso entre Jimena e Orduño.

4. Episódio 4
Após a intervenção decisiva de Ruy na batalha, Sancho de Castela toma a Galícia de seu irmão, Garcia. Mas isso não traz paz à Península Ibérica, pelo contrário, atiça os ânimos para a iminente batalha entre Leão e Castela. Ruy é forçado a trair Amina.

5. O Caminho do Ódio
Sancho decide executar o irmão, Alfonso, para que os nobres de Leão, entre eles Orduño, o apoiem. Sancho pretende ser coroado Rei de Leão após a morte do irmão e propõe a Ruy, como recompensa por seus serviços, que ele se torne o novo Conde após a morte de Orduño. Ele finalmente poderá ter tudo que sempre sonhou: nobreza, terras... e Jimena. Mas Ruy não sabia o que estava por vir.