

Templarios
Esta série apresenta a história dos Templários na Península Ibérica durante a 1ª e 2ª cruzadas, assim como os acontecimentos forjados por uma nova forma de pensar e pela proliferação de um novo modelo: os monges guerreiros.
Episódios

1. Por sua culpa
No final do século XI, a fria Europa entra em convulsão. O fanatismo religioso e profecias sobre o final dos tempos provocam um surto de violência sem precedentes. Milhares de crentes buscam a salvação se alistando na Cruzada contra o inimigo muçulmano. Recuperar os Lugares Sagrados de Jerusalém torna-se uma obsessão.

2. NOVE
É o ano 1118: os Cruzados conquistam Jerusalém e o novo reino cristão na Terra Santa se prepara para o contra-ataque do Islã. As tropas que defendem a cidade são extremamente escassas e os peregrinos que vêm visitar os Lugares Sagrados são atacados sem piedade.

3. PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA
É o ano 1134, e a Península Ibérica está em plena Reconquista. Depois de ter vencido 26 vezes os almorávidas, Alfonso I, rei de Aragão, já é conhecido como "o Guerreiro". Hoje ele enfrenta sua última batalha. No leito de morte, ele doa todos os bens de seu reino à Ordem dos Templários.

4. BATALHA DE OURIQUE
É o ano 1139, e o jovem Alfonso Henriques comanda uma batalha que invade o território muçulmano. Surpreendidos por um forte contingente árabe, tratam de salvar suas vidas entre as florestas repletas de inimigos.

5. CAMPUS STELLAE
Gualdim Pais, com apenas 20 anos, participou na famosa batalha de Ourique. Criado como escudeiro de D. Afonso Henriques, sua habilidade com as armas fez com que o rei, emocionado, o nomeasse cavaleiro no próprio campo de batalha.

6. SANTO GRAAL
Apenas um dos nove cavaleiros originais permanece vivo. Gualdim Pais vai conhecê-lo durante o cerco à cidade de Gaza. Ninguém consegue explicar por que o Grão-Mestre da Ordem dos Templários, ordena que Gualdim volte para Portugal e consolide, a qualquer custo, as posições do Templo neste novo reino.