

A História da Segunda Guerra Mundial
Acompanhar os principais acontecimentos da II Guerra Mundial é uma experiência verdadeiramente fascinante, e com a ajuda de notáveis imagens de arquivo inéditos você pode literalmente ver por si o que exatamente aconteceu, e quando. Da complexidade das primeiras batalhas até as batalhas de aniquilação ocorridas no final, esta extensa série de vai ajudar a chamar a atenção sobre um período da história que nunca deve ser esquecido. Cada episódio se estende por alguns meses do conflito, dando ao espectador um incrível nível de detalhe em cada evento. De Adolf Hitler marchando com suas tropas para a Polônia em 01 de setembro de 1939, aos ataques congelantes ao longo da frente oriental; Os radicais confrontos navais do Pacífico para o dia fatídico em 2 de setembro de 1945, quando a Segunda Guerra Mundial foi levada para um rápido fim com o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki.
Episódios

1. O Caminho para a Guerra
No momento em que Adolf Hitler invadiu com seus soldados a Polônia em 01 de setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial foi inevitável, e enquanto as escaramuças de abertura são desenvolvidas, veja você mesmo os eventos que deram forma à crescente crise.

2. Frentes de Batalha Definidas
Enquanto o Ano Novo nascia e povo da Grã-Bretanha enfrentava a introdução do racionamento, todos os olhos voltavam-se para o norte, para a Escandinávia, onde Adolf Hitler estava preparando uma invasão em escala total. Os ataques de submarinos aumentavam, e em Scapa Flow um ataque aéreo alemão causou as primeiras baixas britânicas.

3. Primeiro Derramamento de Sangue
Churchill tornou-se Primeiro Ministro do governo de coalizão em tempos de guerra em Maio de 1940, fez seu juramento de "sangue, trabalho duro, lágrimas e suor", e com dias de sua indicação, ele foi convocado para honrar a sua promessa. Enquanto os Países Baixos caíam diante de Adolf Hitler, e a França estava fadada a segui-los, salvar milhares de soldados aliados das praias de Dunkirk era prioridade máxima para Churchill, enquanto ele provava, além de qualquer dúvida, ser realmente o homem certo para a missão.

4. Grã-Bretanha Atacada
Com o continente europeu sob o controle de Hitler, o Fuhrer alemão virou sua atenção para a Operação Leão Marinho e a Batalha da Grã-Bretanha, esperando uma vitória fácil. Mas ele subestimou a enormidade da tarefa e o espírito de uma nação inspirada por Winston Churchill.

5. Lutando Longe de Casa
Mundo afora, o conflito continuava a aumentar, enquanto o Japão fazia sentir sua presença como signatário do Pacto Tripartite, dando ao Eixo do Mal, de Hitler, mais poder do que nunca. A Grã-Bretanha estava sozinha quando os bombardeios aéreos noturnos da Blitz devastavam as maiores cidades, enquanto além-mar os soldados britânicos se uniam à campanha aliada pela supremacia no Norte da África.

6. Em Terra, no Ar e por Todo o Mar
A Luftwaffe continuava com suas tentativas de bombardear a Grã-Bretanha até que ela se submetesse, enquanto os Afrika Korps alemães fortaleciam a sua posição, enquanto Rommel, a "Raposa do Deserto" de Hitler, atacava. No mar, as forças navais enfrentavam umas às outras e os elementos, enquanto os japoneses embarcavam em uma missão espiã para reunir informações sobre a esquadra norte-americana em Pearl Harbour.

7. Blitz, Bismarck e Barbarossa
Como a Grã-Bretanha não caiu aos pés de Hitler, a Blitz chegou ao final, enquanto o Fuhrer virava a sua atenção para o leste. O afundamento de um couraçado alemão, o Bismarck, elevou o espírito da marinha britânica, e enquanto a campanha pela Rússia, com o nome de código de Operação Barbarossa, começava, o curso da Segunda Guerra Mundial virava drasticamente.

8. Roleta-Russa
Se Hitler esperava uma vitória decisiva na Rússia, e rápida, ele foi impedido em cada curva, e enquanto a Luftwaffe bombardeava Moscou e começava o cerco a Leningrado, o Exército Vermelho Soviético se recusava a capitular, enquanto observava e esperava as neves do inverno. Os problemas também estavam aumentando no Pacífico, enquanto os Estados Unidos tomavam uma ação diplomática contra os japoneses.

9. Estados Unidos em Guerra
Enquanto Hitler e os alemães mantinham o foco na Rússia, a situação no Pacífico chegou a proporções épicas quando a Força Aérea Japonesa atacou a Esquadra Naval Norte-Americana, atracada em Pearl Harbour, no dia 7 de Dezembro. Isso levou imediatamente os Estados Unidos à luta, e no Teatro de Guerra Europeu, Hitler agora tinha muito mais do que a Rússia para se preocupar.

10. A Queda de Cingapura
Com a Grã-Bretanha não mais enfrentando Hitler sozinha, os primeiros soldados norte-americanos chegaram ao Reino Unido, enquanto os japoneses saboreavam a vantagem conseguida com seu ataque-surpresa a Pearl Harbour. Quando Cingapura caiu, os aliados olharam com horror, porque o Japão também tinha o controle de Java, Burma e Nova Guiné, e chegava cada vez mais perto da Austrália.

11. A Batalha de Midway e Além
Em meados de 1942, a Segunda Guerra Mundial estava tomando proporções globais, e as consequências do ataque surpresa de japoneses à Marinha norte-americana em Pearl Harbor, feito no final do ano anterior, se tornavam cada vez mais evidentes. Com isso, em meio ao avanço do nazismo na Europa e no norte da África, os Estados Unidos clamaram por vitória sobre os japoneses na Batalha de quatro dias pelo Mar de Coral, antes de derrotá-los de novo na decisiva Batalha de Midway. Este episódio mostra como correu a história neste ano decisivo de guerra.

12. De El Alamein a Stalingrado
No verão de 1942 a Segunda Guerra Mundial já era intensa há quase três anos e mostrava poucos sinais de declínio. O conflito havia se espalhado para além a Europa e os campos de batalha se estendiam pela África e Ásia. Neste contexto, o episódio mostra o momento em que a “Raposa do Deserto” de Hitler, Rommel, avançou para El Alamein, e mudanças estavam próximas com a chegada do general britânico Bernard Montgomery para assumir o Oitavo Exército no Norte da África. Enquanto isso, na Frente Russa, os soldados de Hitler avançavam na sua campanha de Stalingrado, com o Fuhrer se gabando de que essa cidade-chave logo seria sua.

13. A Maré Começa a Virar
No terceiro ano da guerra, após tantos anos de supremacia alemã, enquanto 1942 chegava ao fim, os aliados estavam realmente começando a avançar. Este episódio apresenta os fatos ocorridos no período em que os britânicos fizeram um avanço crucial no Norte da África, e os norte-americanos expulsaram os japoneses de Burma e da Nova Guiné, enquanto na Rússia os alemães se viram cercados no momento em que as neves do inverno caíram sobre Stalingrado.

14. Enfrentando a Realidade
A única opção para o Sexto Exército alemão em Stalingrado era se render, enquanto em toda a Rússia o Exército Vermelho consolidava a sua vantagem. Este episódio relata o momento em que as cidades alemãs sofriam o tipo de bombardeio que a Grã-Bretanha enfrentou em 1940, cortesia devolvida pela RAF (sigla em inglês para a Força Aérea Real), enquanto os comandantes aliados planejavam um retorno à França na Conferência de Casablanca.

15. A Resistência Nunca é Inútil
Mesmo quando parecia haver pouca esperança de causar um impacto contra os alemães, a luta pela liberdade continuava. Os judeus poloneses do Gueto de Varsóvia reagiram contra seus opressores, e embora enfrentando os horrores dos campos de concentração nazistas, foram necessárias unidades do exército alemão para lidar com a situação. Este episódio apresenta aspectos deste momento da guerra, enquanto ao mesmo tempo se formava a Resistência Francesa, com os Ataques Dambuster atingindo a parte industrial da região alemã de Ruhr.

16. Passos Experimentais
Com sucesso no Norte da África, os aliados estavam prontos para voltar à Europa ocupada, desembarcando primeiro em Nápoli antes de seguir para a Itália continental, sob o comando de Montgomery, conhecido carinhosamente por seus homens como Monty. Este episódio relata o período em que, ao mesmo tempo que os italianos se rendiam, os alemães ocupavam Roma, fazendo da batalha pela Itália um trabalho longo e duro. Enquanto isso, os planos para a invasão do Norte da França tomavam forma.

17. Novos Desafios
No inverno de 1943; enquanto Hitler enfrentava frustrações em todas as frentes, os japoneses eram mantidos ao largo pelos norte-americanos e os líderes aliados enfrentavam um novo desafio apesar de grandes baixas norte-americanas. Embora Churchill e Roosevelt sempre ficassem confortáveis trabalhando juntos, o líder Russo, Joseph Stalin, tinha sido no passado visto mais como inimigo do que como amigo. E com a invasão da França iminente, os planos feitos na Conferência de Teerã eram um campo minado de negociações diplomáticas.

18. Os Planos para a Vitória
Quando o inverno deu lugar à primavera em meados de 1944, o mundo assistia à Guerra e esperava enquanto as forças aliadas preparavam a Operação Overlord, nome de código para a Batalha de Normandia: uma decisão política para manter a liberdade na Europa depois da derrota alemã na Batalha de Stalingrado. Bravo e ousado, arriscando tudo, o General norte-americano Dwight D. Eisenhower assumiu a campanha para levar a luta pela liberdade diretamente até Adolf Hitler.

19. Finalmente o Dia D
Uma das razões principais para o sucesso dos desembarques do Dia D, em 6 de junho de 1944, foi o elemento-surpresa, porque a imensa força de invasão reunida ao longo da costa sul da Inglaterra não foi detectada pela inteligência alemã. Os generais de Hitler acreditavam que o tempo ruim indicava que a missão seria impossível, e quase foi. Este episódio relembra a operação que marcaria o início do fim da Segunda Guerra Mundial.

20. Liberdade, Igualdade e Fraternidade
Com a chegada do verão, a guerra entrou em uma fase positiva para os aliados em 1944. Enquanto ocorria a libertação da França, os cidadãos da nação oprimida desde 1940 celebravam com entusiasmo a chegada das tropas aliadas. Mas ainda havia muito a ser conquistado, nas frentes ocidental e oriental: para Adolf Hitler, a luta continuava; e um de seus próprios homens, Claus von Stauffenberg tentou assassiná-lo e quase conseguiu.

21. Em Frente, Sempre em Frente
A posição de Hitler estava piorando a cada dia, e apesar disso os nazistas ainda eram capazes de infligir danos terríveis, e quando os alemães tentaram um avanço na região de Ardennes, na França, a subsequente Batalha de Bulge resultou em importantes baixas norte-americanas. Mesmo assim, os alemães não conseguiram alcançar seus objetivos, e o ano chegou ao final, assim como as últimas esperanças de vitória de do Fuhrer alemão.

22. A Corrida por Berlim
Enquanto os russos seguiam em direção à Alemanha, vindos do Leste, e os aliados ocidentais atacavam da direção oposta, e os japoneses continuavam sua batalha no Pacífico, combatendo os fuzileiros navais norte-americanos até a morte na ilha de Iwo Jima. Este episódio retrata o período em que o fim da guerra começava a surgir no horizonte, medidas desesperadas eram tomadas pelos dois lados, e as baixas continuavam a aumentar.

23. O Melhor Momento de Churchill
Este episódio mostra o momento em que coube aos russos entrar em Berlim, e enquanto Hitler tirava a própria vida em seu bunker, e a guerra na Europa finalmente chegava ao fim. Winston Churchill liderou o povo da Grã-Bretanha nas celebrações do Dia da Vitória na Europa, mas a luta continuava no Pacífico. O Presidente Roosevelt morreu em abril, apenas algumas semanas antes do Dia da Vitória, e responsabilidade de terminar a tarefa passou para as mãos do novo presidente norte-americano, Harry S. Truman.

24. Admirável Mundo Novo
A Europa revirava os escombros de uma guerra longa e amarga, e os japoneses, fieis à sua herança cultural, se recusavam a se render. Este episódio mostra a busca de uma campanha terrestre prolongada, resultando na morte de muitos militares norte-americanos, que foi um preço muito alto a pagar e levou Truman a tomar a decisão de terminar a Segunda Guerra Mundial rapidamente, com o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki. Em 8 de maio de 1945, a notícia que o mundo esperava foi anunciada: a guerra havia chegado ao fim e um novo mundo começava a se formar.