

A Muralha
Na fazenda Lagoa Serena, nos arredores da Vila de São Paulo, rodeada pela “muralha” e desbravada pelos bandeirantes, mora Dom Braz Olinto, chefe de uma bandeira, sua mulher Mãe Cândida e os filhos: Leonel, casado com Margarida, Basília, casada com Afonso Góis, Tiago e Rosália. Ainda uma sobrinha, Isabel, criada entre o convívio da família e dos índios, moldando, assim, uma personalidade arredia e selvagem. Rosália, a filha caçula, dará desgosto à família Olinto, ao apaixonar-se e envolver-se com um inimigo, o aventureiro Bento Coutinho. Beatriz, sobrinha de Dom Braz, vem ao Brasil para casar-se com Tiago, porém, ela terá de disputá-lo com Isabel, apaixonada veladamente pelo primo. Com Beatriz, chegam o Padre Miguel, Dona Antônia e Dona Ana, uma judia que foge dos horrores da Guerra Santa e vai viver sob a tutela de Dom Jerônimo Taveira. Dona Ana será cortejada pelo rico comerciante Dom Guilherme Schetz, um homem libertino que vive em harmonia com a natureza e as índias.
Episódios

1. Episódio 1
A índia Moatira dá banho em seu filho. Brancos avançam na direção da aldeia; entre eles Bento Coutinho, Dom Braz, Afonso e Isabel, a única mulher a tomar parte da Bandeira. O namorado de Moatira é morto com um tiro. Os índios são massacrados. Beatriz, prima e noiva de Tiago Olinto, desembarca em Santos, na mesma caravela que traz Ana, Antônia e Padre Miguel. Tiago, filho de Dom Braz, afirma ter encontrado ouro próximo à aldeia. No porto de Santos, Aimbê e Tuiu aguardam Beatriz. As roupas espalhafatosas de Antônia chamam atenção. Mestre Davidão se insinua para ela. Encarregado por Dom Jerônimo de cuidar de sua noiva, Guilherme procura Ana: os dois sentem-se atraídos um pelo outro. Beatriz parte para Lagoa Serena. Tiago mata um mameluco que tenta violentar Moatira. Furioso com a perda de seu mestiço, Bento briga com Tiago. Uma das duas arcas de Beatriz cai; ela desce até um platô do precipício e despenca no abismo.

2. Episódio 2
Beatriz é resgatada com vida, segue viagem e encontra Antônia. Afonso alerta seu sogro, Dom Braz: os negócios de Bento são escusos. Tiago faz outro mapa do veio de ouro; o primeiro sumiu. Isabel desmaia. Ana confessa a Guilherme ser cristã-nova; desabafa com Padre Miguel: para salvar o pai do Santo Ofício, se converteu e vai casar com Dom Jerônimo, irmão do inquisidor-mor. Beatriz chega à Lagoa Serena. Padre Miguel perturba-se ao ver o seio de uma índia. Margarida lamenta não ter filhos. Dom Braz estranha o sumiço de Bento. Tiago protege o filho de Moatira. Guilherme, Ana e Padre Miguel partem ao encontro de Dom Jerônimo. Guilherme declara-se para Ana. Bento se declara para Antônia. Dom Braz e sua comitiva chegam a Lagoa Serena. Afonso abraça sua mulher Basília, Margarida abraça seu marido, Leonel. Tiago foge de Beatriz; ela chora.

3. Episódio 3
Dom Braz decide marcar a data, mas Tiago confessa à Mãe Cândida que não quer se casar com Beatriz. Afonso tem certeza que seu filho não foi morto pelos carijós. Tuiu rouba vinho e é mandado embora de Lagoa Serena. Aimbê conta que Beatriz mentiu: não foram quatro arcas perdidas, apenas uma. Antônia se hospeda na casa de Davidão. Gonçalo, Bartolomeu e Cristóvão pedem Antônia em casamento. Beatriz decide não casar, vai embora de Lagoa Serena. Dom Braz, Leonel e Afonso encontram-na. Antônia troca Mestre Davidão por Bento. Ana e Guilherme se beijam. Padre Simão quer impedir que Dom Braz venda os índios. Padre Miguel flagra Ana rezando como uma judia. Tiago se recusa a sentar à mesa com a família. Dom Braz o obriga a pedir perdão; Beatriz impede que ele seja chicoteado.

4. Episódio 4
Apesar de tudo, Dom Braz marca a data do casamento. O Caraíba prevê que Tiago trará ruína para a fazenda. Ana entrega as jóias de seu pai a Dom Jerônimo. Guilherme recebe uma pulseira como pagamento, mas pede que Padre Miguel a devolva à Ana. Antônia prepara marmelada para Bento. Dom Jerônimo leva Moatira para sua casa. Bento conta para ele onde Dom Braz leiloará seus índios e mostra o mapa do veio de ouro. Dom Jerônimo resolve mandar matar Afonso antes que este fale com o Provedor. Dom Braz pede que Guilherme acompanhe Afonso na viagem. Padre Miguel se perturba com a nudez das índias. Margarida desconfia que Isabel está grávida. Padre Simão não consegue impedir o leilão; excomunga Dom Braz. Beatriz encontra Tiago na dispensa, completamente bêbado.

5. Episódio 5
Tiago agarra Beatriz, mas depois se desculpa. Ana vai à missa, encontra Guilherme e Antônia. Beatriz convence Dom Braz a deixá-la voltar ao Reino, onde deverá ir para um convento. Margarida sente ciúmes de Isabel. Cristóvão multa Bento por fazer marmelada adulterada. Dom Braz manda Beatriz viajar em companhia de Guilherme e Afonso. Isabel pede ajuda para interromper a gravidez e Aimbê garante que só o pajé dá jeito nisso. Bento pede que Antônia flerte com Cristóvão para livrar-se da multa. Apingorá recusa-se a levar Isabel até o pajé. Isabel participa da despedida de Beatriz. Tiago dá uma luneta de presente à noiva. Dom Jerônimo pede que Moatira o chicoteie. Antônia embriaga Cristóvão. Beatriz avisa que resolveu ficar.

6. Episódio 6
Isabel fica furiosa com a decisão de Beatriz. Cristóvão paga a multa de Bento. O filho de Moatira gosta de Basília, mas esta o evita. Dom Jerônimo certifica-se de que Ana é virgem. Moatira é mandada para a catequese e se destaca no coro de Padre Miguel. Leonel vai atrás de Isabel, na aldeia de Apingorá. Tiago teme fazer a infelicidade de Beatriz. Ana escolhe um vestido preto para se casar. Dom Braz e sua família vão à vila, para a festa de São Lourenço. Leonel e Margarida ficam em Lagoa Serena. Antônia decide só voltar a deitar-se com Bento depois de casados. Na festa, Bento e Rosália flertam; Antônia vê tudo. Vasco Antunes fica impressionado com a beleza de Beatriz. Tiago chega à vila.

7. Episódio 7
Padre Simão irrita Dom Braz com sua pregação contra o comércio de índios. O pajé se recusa a ajudar Isabel. Dom Jerônimo proíbe que Ana converse com Beatriz. Guilherme pede Ana em casamento. Antônia garante a Davidão que não se deitou com Cristóvão. Padre Miguel nega que Bento tenha tratado dos papéis do casamento. Tiago sente ciúme ao ver Beatriz dançando com Vasco. Antônia vai buscar Bento na festa e arma um escândalo. Vasco pede Beatriz em casamento; Dom Braz deixa que ela decida. Beatriz escolhe Tiago. Bento se aproxima de Aimbê. Isabel procura o Caraíba. Guilherme marca encontro com Ana. Dom Jerônimo ordena que Bento mande matar Afonso e Guilherme antes que falem com o Provedor sobre o ouro. Ana ouve tudo.

8. Episódio 8
Guilherme parte sem ter visto Ana. Basília e Afonso se despedem. Antônia recusa o pedido de casamento de Davidão. Tiago se confessa com Padre Miguel: quer uma dura penitência para um grave pecado. Margarida apela para Apingorá: quer ter um filho. Tiago começa a construir, sozinho, a torre da igreja. Leonor deixa Moatira a pão e água. Guilherme volta do meio do caminho. Os mestiços atacam a tropa de Guilherme. Afonso é ferido. Isabel deixa Margarida tonta com cauim. Leonel briga com ela. Dom Braz não convence Tiago a desistir da penitência. Isabel tenta se afogar no rio; Leonel a salva. Guilherme chega à igreja na hora do casamento de Ana e Dom Jerônimo.

27. Episódio 27
Dom Braz discute com Padre Simão e Dom Manuel. Ana vai encontro de Guilherme. Isabel confessa ter ferido Vasco por engano: a flecha era para Leonel, por ter morto Apingorá. Afonso recupera a consciência, mas não a memória. Iamê o chama de Abapissassu. Dom Manuel se impressiona com o número de revoltosos. Isabel se muda para a casa de Margarida, que cospe sangue. Mãe Cândida tranca Vasco no quarto. Padre Miguel pinta uma imagem de Nossa Senhora com as feições de Moatira. Rosália avisa Tiago que Afonso está vivo. Bento esbofeteia Rosália. Moatira fica feliz ao ver-se na pintura de Padre Miguel. Basília vai à aldeia de Parati. Dom Braz e o juiz fazem um acordo.

40. Episódio 40
Dom Jerônimo se enfurece ao constatar que sob os capuzes estão Davidão e Gonçalo. Para agradar a Dom Braz, Isabel cuida do filho. Dom Jerônimo encontra Guilherme e Ana; os dois homens brigam. Moatira morre. Guilherme e Ana partem à cavalo, perseguidos por Dom Jerônimo. Padre Miguel leva o corpo de Moatira para a aldeia. Vasco leva uma surra do pai. Dom Jerônimo é obrigado a voltar para a vila em companhia do Governador-Geral. Davidão não aceita casar-se com Antônia sem que ela o ame. Ana e Guilherme se refugiam em Lagoa Serena. O filho de Isabel recebe o nome de Braz. Padre Simão confirma as acusações que pesam sobre Dom Jerônimo e Bento.

41. Episódio 41
Dom Jerônimo recebe ordem de prisão, e nega ter tramado contra Afonso. Cristóvão é obrigado a emprestar sua cama para o Governador. Beatriz quer viver com Tiago em Ribeirão Dourado. Basília desconfia do homem mascarado. Mãe Cândida vai à aldeia em busca de Afonso; ele pede alguns dias para voltar para casa. Basília aceita o pedido de João Antunes. Cristóvão não consegue fazer amor com Antônia na rede. Padre Simão ameaça Padre Miguel: ou se confessa ou será expulso da Ordem. Guilherme e Ana fazem amor. Vasco se impressiona com a beleza de Ana. Basília mostra o mapa ao Governador. Morena pula no berço do filho de Isabel.

42. Episódio 42
Beatriz salva a criança. Aimbê mata a jaguatirica, deixando Isabel desesperada. Beatriz avisa: o filho de Isabel agora é seu. Afonso não tem coragem de falar com Basília. Rosália depõe contra Bento e Dom Jerônimo. Isabel visita o túmulo de Apingorá; começa a assumir o jeito de Morena. Dom Jerônimo manda Bento matar Rosália para impedir que deponha. Mãe Cândida se impressiona com o rosto desfigurado de Afonso. Durante a missa, Padre Miguel canta uma canção indígena; é expulso da Ordem dos Jesuítas. Rosália á um ultimato a Bento: ou ela ou Dom Jerônimo. O Governador interroga Bento. Beatriz foge com o filho de Isabel.

51. Episódio 51
Isabel revela a Tiago ser sua irmã e parte de Lagoa Serena. Dom Jerônimo condena Antônia, Davidão, Padre Miguel, Ana e Guilherme ao fogo eterno. Padre Simão confessa ser cristão-novo e dá uma faca a Guilherme. Mãe Cândida se reconcilia com Tiago e Beatriz. Guilherme esfaqueia Dom Jerônimo que, em sua loucura, acaba caindo na fogueira. Leonel volta para casa e traz notícias de muito ouro e pedras preciosas em Sabaraboçu. Ana e Guilherme partem. Davidão se converte e casa com Antônia. Iamê vai viver com Basília.