

Eu Prometo
Lucas Cantomaia é um popular deputado, de rígida formação familiar, cujo pai, um próspero coronel, além de lhe ter legado a maior parte da herança em dinheiro, também deixou o gosto pela política, o que o leva a abdicar de muitos desejos pessoais. Sua maior propaganda eleitoral é a Organização de Bens Sociais, que cuida da recuperação de ex-presidiários, instituição que preside e que é tão benéfica para sua imagem.
Episódios

1. Capítulo 1
Em sua caminhada para o Senado da República, inimigos políticos, como o deputado Horácio Ragner, são retirados de seu caminho por seus assessores Albano e Joca, que representam dois lados de sua personalidade, de político ambicioso a homem sensível, de estrategista a apaixonado. Albano tenta reprimir todo comportamento de Lucas que considera prejudicial à campanha, enquanto Joca é seu confidente e cúmplice, ouvindo suas dúvidas e questionamentos.

2. Capítulo 2
Moralista e muito preocupado com sua imagem, Lucas Cantomaia é casado há 23 anos com Darlene, mulher de família tradicional que afirma nunca ter sido amada e que só serviu como esposa de fachada ideal para o político. Respeitado pai de família, possui três filhas: Adriana, meiga, frágil e bom caráter; Daisy, mimada, caprichosa e manipuladora; e a caçula Dóris, festeira, namoradeira e despreocupada. Porém, uma delas é fruto da traição de Darlene, segredo guardado a sete chaves por ela.

3. Capítulo 3
No intuito de desmoralizar Lucas, Horácio Ragner investiga o passado do rival e descobre dois irmãos que ele esconde de todos: Jairo, que morreu assassinado, e Justo Dinard, ora preso, ora procurado pela polícia. Justo odeia Lucas e está obcecado pela ideia de recuperar a memória de Jairo, morto ao ser envolvido em uma questão de falsificação de ações. Justo não acredita nas denúncias contra o irmão e acusa Lucas de ter abandonado a família por causa da carreira política.

4. Capítulo 4
No momento maior de sua escalada, Lucas vacila ao se envolver com Keli Romani, uma jovem fotógrafa, despertando para um outro lado da vida, para o qual não estava imunizado. Para concretizar esse amor, ele terá de abandonar muitos de seus projetos. Assumir o romance com Keli implicaria romper seu casamento com Darlene, união sólida aos olhos do eleitorado e usada pelos seus assessores como um dos pilares éticos da construção de sua imagem pública.

110. Último Capítulo
Uma homenagem a Janete Clair foi prestada ao fim da exibição do último capítulo, em 17/02/1984. Juntamente com uma imagem da novelista, fotos do elenco, ao som da música “Eternamente”, cantada por Gal Costa, e por fim a sua frase “Eu gostaria que o ser humano acreditasse que existe uma força capaz de mudar sua vida. É bom confiar em si mesmo e esperar um novo amanhecer.”