

Aritana
Aritana é um forte e sensível rapaz que vive no Xingu, filho de um branco e uma indígena. Seu tio, o rico fazendeiro Nhonhô, não quer dividir com ele a herança: as terras que pretende negociar com um grupo americano. Idoso, praticamente surdo, Nhonhô não enxerga o oportunismo de Yara, bem mais jovem que ele, que o enreda em um noivado sonhando levar algum proveito da relação.
Episódios

1. Capítulo 1
Quando Aritana começa a sentir que não só as suas terras, mas também a existência de sua tribo estão sendo ameaçadas pela ambição e prepotência do homem branco, procura resolver os problemas pelos meios que tem ao seu alcance. Ele confia no ser humano, é puro, incorruptível, e, mesmo quando passa a viver na cidade, não se deixa vencer pelas tentações.

2. Capítulo 2
Do lado dos interessados nas terras do Xingu, estão os irmãos Danilo e Estela Bezerra. Ele incita a irmã, médica veterinária, a se aproximar de Aritana na tentativa de convencê-lo a aceitar sua negociação. Aritana acaba apaixonado por Estela, que, a princípio, zomba dele, pois, desiludida, teve um noivado frustrado com o mau-caráter Lalau. Com o convívio, Estela acaba arrebatada pelo indígena e passa a lutar pela causa do amado.

3. Capítulo 3
Também a história de Lígia, ex-miss desligada das responsabilidades domésticas, fútil e infeliz no casamento com o Professor Homero, com quem leva uma vida pacata que não lhe satisfaz. Ela abandona a família para viver ao lado de um marginal, Julião. Antes, Lígia e sua irmã Ana Maria internam a mãe, Dona Elza, em um asilo. O fazendeiro Boaventura, amigo de Nhonhô, interessado em Elza, faz o possível para resgatá-la.

4. Capítulo 4
Na cidade o dia corre normal. Ana Maria passa perto do Galo de Ouro e é cumprimentada por Fani, o que desagrada Ana Maria. O Galo de Ouro é considerado um bordel. No cartório, Yara recebe a visita de Fani. Ela não gosta da visita pelo mesmo motivo que Ana Maria não gostou do cumprimento. Nhonhô e seu amigo Boaventura vão receber Aritana, Magali também quer ir. Aritana está no aeroporto, mas ninguém chega pra recebê-lo. Resolve então ir sozinho até a casa do tio. No caminho, vê Estrela e fica impressionado com seus cabelos louros e seus olhos azuis. Nunca viu uma mulher branca tão bonita.

5. Capítulo 5
Estela oferece-lhe uma carona ainda sem saber quem ele é. No carro, se apresentam e a moça leva o índio até a casa de seu tio. Enquanto isso, Nhonhô volta pra casa lamentando que o avião tinha chegado adiantado e ele não tenha encontrado Aritana. Quando chega, o índio já está em sua casa, provocando enorme curiosidade em todos por sua figura e sua maneira de falar, Nhonhô abraça o sobrinho e se surpreende ao ser chamado de pai. Aritana explica: - "Irmão de meu pai é também meu pai". Depois de visitar toda a fazenda em um Jeep, na companhia de Nhonhô, Aritana fica encantado com tudo que vê e ouve de seu tio o motivo pelo qual mandou chamá-lo. Perto da aldeia, Nhonhô e o pai de Aritana compraram há muito tempo uma grande gleba de terra e o índio é herdeiro de metade da propriedade. Para grande espanto de Aritana, Nhonhô se propõe a abrir o jogo.

6. Capítulo 6
Quando ia fazer sua proposta, Nhonhô é interrompido por Guiomar e Mateus que pedem a Aritana que os ensine a armar a rede no quarto que lhe foi destinado. A interrupção aborrece Nhonhô enquanto Marquito aumenta o interesse e curiosidade em conhecer o índio. Danilo e Estela discutem outros interesses se Aritana aceitar a proposta de Nhonhô, será a independência financeira de Danilo. Quando todos se vão finalmente, Nhonhô consegue falar com Aritana. Propõe muito dinheiro pela sua parte das terras, mas tem uma grande surpresa. Aritana se nega terminantemente a vender.