

Série Saúde
Nove documentários médicos que abordam doenças do universo feminino. Além do especial sobre Câncer de Mama, conheça as histórias e os tratamentos de Endometriose, Leucemia Infantil, Alzheimer, Câncer de Pele, Artrite Reumatóide, Ansiedade e Depressão, Enxaqueca e Déficit de Atenção.
Episódios

1. Câncer de Mama
Uma a cada oito mulheres no mundo tem Câncer de Mama e o número de casos deve aumentar. Na América Latina não é diferente. Principalmente nas grandes cidades, o diagnóstico tem sido cada vez mais frequente. Mas se a doença avança a Medicina também. Este documentário é sobre o Câncer de Mama e apresenta as diferentes batalhas para vencer a doença, acompanhando quatro mulheres na luta.

2. Leucemia Infantil
A leucemia é o tipo de câncer mais comum na infância e afeta uma em cada 25 mil crianças no mundo. Uma dura batalha que tem contado com tratamentos cada vez mais eficientes, proporcionando a cura em 80% dos casos. Este episódio apresenta a luta de 03 crianças brasileiras contra a doença.

3. Déficit de Atenção
Como saber quando estamos diante de uma criança sem limites ou de um quadro de déficit de atenção, com ou sem hiperatividade? Em toda a América Latina, mais de 6 milhões de meninos e meninas se encaixam nesses casos. Como os pais e a escola podem trabalhar juntos, não só para detectar esse transtorno da mente, mas para tratar melhor essa situação?

4. Endometriose
O nome é pouco conhecido, mas a Endometriose afeta 176 milhões de mulheres em idade fértil no mundo inteiro. Uma doença sem cura e de difícil diagnóstico por ser frequentemente confundida com os sintomas relacionados à dor e à instabilidade emocional comuns durante o ciclo menstrual. Só que o diagnóstico tardio pode ter drásticas consequências.

5. Enxaqueca
A enxaqueca tem um impacto na qualidade de vida que, segundo pesquisas médicas, é mais grave do que hipertensão arterial, diabetes e epilepsia. Também está associada a casos de divórcio, desemprego e até tentativas de suicídio. Mas, afinal, o que é a Enxaqueca? Tem cura? Quais os possíveis tratamentos? Veja essas respostas para entender melhor este mal que afeta mais mulheres.

6. Câncer de Pele
Todos os anos, são registrados mais de dois milhões de casos de Câncer de Pele no mundo. É o Câncer que afeta mais gente em todo o planeta e, na grande maioria dos casos, o grande vilão é o Sol. Uma doença simples de evitar e cujos alertas e cujas recomendações médicas têm ganhado força.

7. Ansiedade e Depressão
Quadros de Ansiedade e Depressão estão entre as maiores causas de incapacitação e perda de qualidade de vida. Uma em cada cinco mulheres no mundo sofre de algum distúrbio de Ansiedade. E, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a Depressão deve se tornar a doença mais comum nos próximos 20 anos, afetando mais gente do que o câncer ou as doenças cardíacas.

8. Artrite Reumatoide
A Artrite Reumatoide começa com uma dor que não vai embora e pode terminar com a atrofia completa de membros essenciais, impedindo a pessoa até mesmo de escovar os dentes ou pentear o cabelo. Uma doença que atinge 20 milhões de pessoas em todo o mundo, mas ainda pouco conhecida e cujo diagnóstico tardio pode tirar a chance de tratamentos que proporcionam um futuro livre.

9. Alzheimer
Trinta e cinco milhões de casos registrados em todo o mundo e as estimativas mostram que, em 20 ou 30 anos, o número de indivíduos com Mal de Alzheimer vai atingir proporções epidêmicas. Além da perda de memória, o avanço da doença provoca irritabilidade, agressividade, alterações de humor, incapacidade de comunicação ou da realização de tarefas básicas como comer ou se vestir.