

Fazendas Históricas
Fazendas Históricas é uma série documental que traz a história do Brasil narrada através das grandes propriedades da época áurea brasileira como base de seu enredo. Nesta temporada - de dez episódios de 23 minutos cada – são mostradas importantes fazendas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e de São Paulo
Episódios

1. Fazenda União
Um dos casarões mais bem preservados do Brasil Império, a fazenda localizada em Rio das Flores - RJ, foi construída no século XIX pelo Visconde do Rio Preto, e atualmente está tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

2. Fazenda Vista Alegre
Conheça a Fazenda Vista Alegre, em Valença-RJ, que pertenceu ao Visconde de Pimentel, nobre que ficou famoso no Vale do Café por ser ligado à cultura.

3. Fazenda Cachoeira Grande
Cortada pela Estrada da Polícia, a Cachoeira Grande foi o princípio da fortuna do Barão de Vassouras. Possuia 250.000 cafeeiros em seus 1.125 hectares.

4. Fazenda Santa Clara
A Fazenda Santa Clara é conhecida por ser a segunda maior fazenda em números de escravos do Brasil. Com mais de 6 mil metros, 365 janelas, 52 quartos e 12 salões, atualmente está tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

5. Fazenda Loanda
A Fazenda Loanda, localizada em Bananal-SP, foi edificada pelo major José Ramos Nogueira, sargento mor da Imperial Guarda de Honra de Dom Pedro I. Na propriedade nasceu seu filho, Pedro Ramos Nogueira, o futuro Barão de Joatinga.

6. Fazenda Boa Vista
A Fazenda Boa Vista foi fundada pelo Barão de Cajuru, criador de muares, juiz de paz e tenente-coronel da Guarda Nacional. A propriedade em Andrelândia-MG, nunca saiu das mãos de seus descendentes.

7. Fazenda Santa Barbara
Santa Bárbara é datada de 1868, localizada em Itatiba-SP, a fazenda encanta pela riqueza de detalhes e sua importância para região na época cafeeira.

8. Fazenda São Luiz da Boa Sorte
A propriedade nasceu da união das fazendas "São Luiz " e "Boa Sorte", fundada pelos irmãos Gomes Ribeiro de Avelar, localizada em Vassouras-RJ, cidade mais importante do Vale do Café.

9. Fazenda Morro Azul
A fazenda foi fundada em 1806, pelo Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. Considerado o paulista mais rico da época, ele era dono do Palácio dos Quatro Cantos, a maior residência da cidade de São Paulo, além de ser proprietário dos Campos do Jordão, que mais tarde se tornaria uma das cidades turísticas mais famosas do estado.